Ecoescola

Sim, no dia da mãe o coração é amarelo

Sim, no dia da mãe


o coração é amarelo

“No Dia da Mãe o coração é amarelo” consiste numa atividade promovida pela Tetra Pak Portugal SA em parceria com a Associação Bandeira Azul, que visa reforçar a mensagem acerca da importância da deposição seletiva das embalagens tetrapak, no eco-ponto amarelo. O desafio será desta vez o de construir um coração original (e predominantemente amarelo) com embalagens da Tetra Pak tendo como mote o "Dia da Mãe".

 

DESCRIÇÃO DO TRABALHO

  1. O coração a concurso deverá de construído com embalagens da Tetra Pak, identificadas com o seguinte selo: (Tetra Pak – Protege o que é bom).
  2. Podem ser utilizados materiais complementares como colas, tintas, cordéis, arame, ou outros (preferencialmente reutilizados).
  3. Deve aparecer em destaque no coração, não só a utilização de embalagens Tetra Pack, como a cor predominantemente amarela.
  4. As dimensões do coração não devem ultrapassar as dimensões 50X 50cms (largura e altura).
  5. O trabalho deve transmitir de forma implícita e/ou explicita as mensagens inerentes ao Dia da Mãe e ao contributo da reciclagem para sustentabilidade.
  1. PRAZOS
    1. O registo em www.coracaoamarelo.abae.pt deverá ser realizado preferencialmente até ao dia 20 de março de 2013.
    2. Toda a informação deverá estar submetida online até ao dia 25 de abril de 2013
    3. A comunicação dos resultados realizar-se-á até ao Dia da Mãe (5 de maio)
  1. PRÉMIOS
    No âmbito deste concurso, serão premiadas 6 escolas (3 em cada escalão).
    O prémio total a atribuir é de 1200€, recebendo cada uma das escolas premiadas 200€ que deverão ser aplicados em materiais para tornar a escola mais sustentável.

Cantinho das aromáticas

Neste último dia de aulas do 2º Período, a turma 1002, acompanhado do professor Sérgio Marques, coordenador do Projecto Eco Escola, puseram mãos à obra e iniciaram a criação do cantinho das aromáticas. Esta actividade visa a criação do cantinho onde cresçam várias plantas de carácter aromático e medicinal. Hoje foram semeadas e transplantadas algumas das plantas, de entre as quais tomilho, hortelã, menta, cebolinho. Com o desenvolvimento do projecto, os alunos propõem-se a conhecer melhor as inúmeras aplicações das plantas.

As ervas aromáticas são detentoras de propriedades que contribuem para prevenir algumas doenças e para promover a saúde em geral.Têm sido utilizadas ao longo da história, para fins culinários, medicinais, e até pelas suas propriedades conservantes.

A utilização diária de ervas aromáticas na alimentação associa-se a vários benefícios. "Encorajam a diversificação na ingestão de alimentos, incentivando novas escolhas alimentares.Favorecem os métodos de confecção que pressupõem a utilização de uma quantidade reduzida de gorduras, além de aumentarem a biodisponibilidade de nutrientes e outros componentes biologicamente activos, tais como antioxidantes, verificando-se um efeito sinergético".

Recolha de tinteiros

Foi graças ao enorme esforço da D. Inês, da secretaria, que a nossa escola, no passado mês de janeiro, com a participação do projeto eco-escolas, reuniu todos os tinteiros e os cedeu para a AMI. “A AMI é uma Organização Não Governamental (ONG) portuguesa, privada, independente, apolítica e sem fins lucrativos. Assume-se como uma organização humanitária inovadora em Portugal, destinada a intervir rapidamente em situações de crise e emergência e a combater o subdesenvolvimento, a fome, a pobreza, a exclusão social e as sequelas de guerra em qualquer parte do Mundo.” Assim contribuímos para um futuro melhor, no ambiente e socialmente. A reciclagem de tinteiros, toners permite poupar recursos naturais essenciais ao seu fabrico (5 litros de petróleo por cada tinteiro ou toner), ao mesmo tempo que evita a deposição em aterro destes equipamentos, cujos resíduos são prejudiciais para o ambiente.