Ano letivo 2016-2017

D. Sancho I - Roboparty 2017

O AEDS1 na 11ª edição da Roboparty que se realizou em Guimarães, entre 2 e 4 de março, fazendo-se representar com 1 equipa de 3 alunos da turma do 1113, Frederico Silva, João Carneiro e Vitor Cardoso, do Curso Profissional Técnico de Eletrotecnia.
A Roboparty é um evento pedagógico promovido pela Universidade do Minho, cujo grande objetivo é motivar os participantes para a ciência e tecnologia, para que estes reforcem os laços criados ao longo do curso com as áreas tecnológicas envolvidas, ao aprender a construir e programar robôs móveis autónomos, de forma simples e divertida.
Com as formações de curta duração no próprio recinto e ao longo do evento foi-se construindo o robô a partir de um kit de peças fornecido e abrangendo as áreas da mecânica, eletrónica e programação, tendo em vista as três provas a concurso: Prova de Perseguição, Prova de Obstáculos e Prova de Dança.
Não tendo caráter vincadamente competitivo, antes o enfoque na colaboração inter e intra grupos, num ambiente de entreajuda e fair-play, a participação nestes eventos permite a construção de conhecimento útil e relevante, motivando e envolvendo os alunos ativamente, através de experiências ricas, diversificadas, significativas como a exploração, resolução de problemas e o trabalho colaborativo, nas quais os participantes são desafiados a construir o seu próprio conhecimento, comunicando, interagindo, cooperando e colaborando, tornando-se mais autónomos, criativos, críticos, responsáveis e auto regulados.
O balanço da participação é muito positivo, notando-se o entusiasmo dos alunos ao longo do evento que lhes proporcionou o contato com experiências e tecnologias não disponíveis em contexto escolar.
De salientar a participação significativa e entusiasta destes alunos que se envolveram e cumpriram os objetivos, sempre com um comportamento exemplar, não apenas pela motivação, empenho, colaboração e participação da equipa no evento, mas também pela interação entre os alunos/professor não só do ponto de vista técnico, mas, e mais importante, a nível pessoal. Este foi um excelente exemplo de como a convivência e a confiança entre aluno e professor enriquece as experiências e fortalece o processo ensino-aprendizagem.
Parabéns a todos pelo excelente desempenho!